terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Iniciação à aprendizagem do Braille (abecedário)

 


O Braille é constituído por seis pontos dispostos em dois grupos verticais de três pontos cada. Este conjunto de pontos constitui um caracter. Por exemplo, o "E" com acento agudo é formado pelos seis pontos enquanto o "A" é formado apenas pelo ponto um, ou seja, o primeiro ponto do topo esquerdo do grupo de seis pontos.

 

Estes pontos são saliências no papel com um espaço entre eles muito reduzido, para que cada carácter ocupe o menor espaço possível, mas suficientemente afastados para serem facilmente percebidos.

 

Com apenas estes seis pontos é possível representar todo o alfabeto, distinguindo letras acentuadas, números, pontuação e todo o tipo de caracteres especiais, como os que são usados em matemática, física, música, etc. Isto é conseguido fazendo preceder o carácter especificado por um outro que lhe atribui o símbolo desejado.

 

Por exemplo, os números são representados pelas letras do alfabeto de "A" a "J" sendo que a letra "A" representa o número "1" e a letra "J" o número "0". Mas como distinguir um "A" de um "1"? Colocando antes da letra um sinal que, neste caso é o sinal de cardinal "#"

 
Escrita:

 

A Máquina Braille

 


A máquina Braille é composta por 9 teclas. Ao passo que na disposição do texto escrito os pontos se contam de cima para baixo, na máquina Braille os pontos dispõem-se de dentro para fora.

 Devem colocar-se os três dedos médios de cada mão sobre o teclado da seguinte forma:

 

Mão esquerda: dedo indicador corresponde ao ponto 1, dedo médio ao ponto 2 e anelar ao ponto 3. O dedo mínimo poderá ser utilizado para mudar de linha, embora seja pouco funcional .

 Mão direita: Indicador corresponde ao ponto 4, médio ao ponto 5 e anelar ao ponto 6. Tal como anteriormente, o dedo mínimo pode ser utilizado para o retrocesso, mas é pouco funcional. Ambos os polegares são utilizados com a barra de espaços que fica no meio.

 

Como colocar a folha:

 Primeiro verificar se o carreto está totalmente desenrolado. Seguidamente levantar a barra libertadora do papel. A folha deve passar por baixo do cursor e encostar ao lado esquerdo. Depois prender a barra libertadora do papel e enrolar os dois punhos do silindro puxando-os para nós a té a máquina travar..

 Finalmente é só carregar na tecla de udança de linha e está pronto a escrever.

 

Leitura:

 


Em geral, os principais dedos para a leitura são os indicadores de ambas as mãos. No entanto, existem pessoas que utilizam outros dedos para leitura por terem o tacto mais apurado nesses dedos.

 No entanto o ideal é utilizar o maior número de dedos possível sobre o papel para uma leitura mais rápida e contínua.

 

Técnica correcta de leitura

 Colocar os dedos no início da linha e seguir da esquerda para a direita.

 A mão direita deve seguir até ao fim da linha, enquanto a esquerda deve descer para a linha seguinte e começar a ler antes que a direita termine a linha anterior. Então a mão direita vem ao encontro da esquerda e segue a partir do ponto em que esta parou.

 Isto permitirá uma leitura ininterrupta do texto.

 

Existem outras técnicas que poderão ou não ser igualmente eficazes, mas não são consideradas correctas, por isso não falaremos delas. No entanto poderão ser livremente utilizadas desde que tenham a mesma eficácia que a apresentada acima.

 

Algumas técnicas para melhor memorizar o alfabeto em Braille

 

Na aprendizagem do alfabeto Braille existem algumas técnicas simples que facilitam a sua memorização.

 Para começar, é muito importante saber as letras de A até J. Para estas também existem algumas técnicas de memorização mas já chegaremos lá.

 Vejamos então com que pontos se faz cada uma das letras de A a J:

 

A=1

 B=12

 C=14

 D=145

 E=15

 F=124

 G=1245

 H=125

 I=24

 J=245

 

Podemos verificar que as letras de A a J utilizam apenas os pontos 1, 2, 4 e 5 da célula Braille.

 Por sua vez, as letras desde o K até ao T correspondem às mesmas letras que vão desde o A até ao J, acrescentando-se o ponto 3 a cada uma delas. Assim temos:

 K=13

 L=123

 M=134

 N=1345

 O=135

 P=1234

 Q=12345

 R=1235

 S=234

 T=2345

 

Do U até ao Z, acrescenta-se os pontos 3 e 6 às letras de A a E, sendo o W ignorado por não seguir a regra:

 

U=136

 V=1236

 (W=2456)

 X=1346

 Y=13456

 Z=1356

 Ç=12346

 

Vejamos agora algumas dicas para memorizar as letras de A a J:

 As letras A e B são geralmente fáceis de memorizar. Concidere-se então as letras C, F e I:

 O ponto mais elevado de cada uma destas letras é o 4. Assim, para construir a letra seguinte acrescente-se o ponto 5. Depois, para construir a seguinte, retira-se o ponto 4.

 Exemplo:

 c=14

 D=145

 E=15

 Ou seja:

 c=1+4

 D=1+4+5

 E=1-4+5

 Com O F, G e H, repete-se o mesmo processo:

 f=124

 G=1245

 H=125

 

E com o I e o J, o processo é exactamente o mesmo:

 I=24

 J=245

 

Verificamos que apenas temos então que memorizar as letras C, F e I, às quais acrescentamos o ponto 5 e sucessivamente retiramos o ponto 4 (excepto a seguir ao J)

 Se quisermos ser ainda mais precisos, podemos fixar apenas a letra C, sendo que, para construir a letra F acrescentamos o ponto 2 e à letra I retiramos o ponto 1.

 Assim temos:

 C=14

 F=142

 I=42

 

Estas são algumas regras que podem facilitar a memorização do alfabeto Braille, e que não precisam ser utilizadas caso o leitor utilize outra técnica que lhe permita a memorização.

 
 
Plano da aula

UTILIZAR DE FORMA CORRECTA A MÁQUINA
NT
NA
EA
A
Colocar e tirar a folha de papel.
 
 
 
 
Fazer a mudança de linha; parágrafo.
 
 
 
 
Paginar as folhas.
 
 
 
 
Saber a localização dos pontos Braille e a sua transposição no teclado Braille.
 
 
 
 
Posicionar correctamente os dedos de ambas as mãos no teclado Braille.
 
 
 
 
Movimentar ambas as mãos, da esquerda para a direita
 
 
 
 
Controlar a pressão dos dedos sobre o teclado Braille
 
 
 
 
IDENTIFICAR / RECONHECER A CÉLULA BRAILLE (ORGANIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DOS PONTOS).
NT
NA
EA
A
Discriminar pontos em diferentes posições.
 
 
 
 
Encontrar signos iguais e diferentes.
 
 
 
 
Contornar a lápis pontos.
 
 
 
 
Posicionar os antebraços sobre a mesa com os punhos ligeiramente elevados para proporcionar apoio adequado às mãos. Os dedos devem estar ligeiramente curvados.
 
 
 
 
Tactear símbolos Braille para aprender a avançar da esquerda para a direita e o inverso no princípio da linha seguinte.
 
 
 
 
Utilizar a posição adequada no teclado Braille.
 
 
 
 
Controlar a pressão dos dedos sobre os pontos Braille procurando que seja progressivamente mais suave.
 
 
 
 
Saber que a composição dos pontos 1,2,3,4 e 5 forma o grupo de letras de A a J.
 
 
 
 
Saber que ao acrescentar o ponto 3 ao grupo das letras de A a J é formado o grupo de letras K a T.
 
 
 
 
Conhecer a composição da Grafia Braille da Língua Oficial Portuguesa
NT
NA
EA
A
Escrever:
- vogais
 
 
 
 
- ditongos
 
 
 
 
- consoantes
 
 
 
 
Ler usando o tacto:
- vogais
 
 
 
 
- ditongos
 
 
 
 
- consoantes
 
 
 
 
Associar letras, fonemas e símbolos às respectivas combinações da célula Braille
 
 
 
 
Escrever:
- palavras
 
 
 
 
- frases
 
 
 
 
- palavras
 
 
 
 
- frases
 
 
 
 
- frases com sinais de pontuação
 
 
 
 
- pequenos textos com sinais de pontuação
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário